O plano alimentar para uma prova ou um treino deve considerar as opções nutricionais a escolher mediante o tipo de perfil da prova, condições ambientais e tempo esperado para realização da mesma.
Para um excelente planeamento, deve ainda ser considerado um trabalho de base individual por parte do atleta, no entanto existem pontos de partida como os que abordamos neste artigo que devem ser tidos em consideração.
Um atleta preparado terá sempre maior probabilidade de concluir uma prova com sucesso.
O que comer no dia anterior a uma prova de Trail
Em alguns casos, antes da prova a refeição pré-competição pode ser o jantar (se a partida for as 23/24h), noutras pode ser na ceia, de véspera, com reforço nos hidratos de carbono (se a partida for às 6/7h).
Esta refeição deverá ter um aporte proteico moderado. Deve ser baixa em gordura e fibras para não perturbar a função gastrointestinal.
O que comer 30 minutos antes de correr
As recomendações não diferem muito de outras modalidades. As papas de aveia são uma boa forma de ingerir uma quantidade significativa de hidratos de carbono, podendo a quantidade ser reforçada com a inclusão de fruta e/ou tostas com doce.
A alimentação deverá ser testada e treinada para que o atleta se sinta o mais confortável possível, não esquecendo a hidratação. O atleta deverá iniciar o exercício num bom estado de hidratação, sendo por vezes necessário controlar outros aspetos, como a urina.
Apela-se, porém, ao bom senso, não exagerando na quantidade de líquidos, pois se ingerir muitos obrigará a uma paragem durante a prova.
Seguro Acidentes Pessoais
Desde 5,90€/mês
Com a Caravela não precisa de deixar de fazer o que mais gosta nos seus momentos de lazer.
Assistência 24 horas por dia para acidentes e imprevistos inesperados.
O que comer durante uma prova de Trail
Durante a corrida, os alimentos de digestão rápida são os mais indicados para esta fase, porque o estômago e os intestinos são menos irrigados durante o esforço.
Beber água é outro requisito. Pode ingerir uma bebida energética e deve encher a boca cada vez que se hidratar. A quantidade será diferenciada consoante o tipo de prova, duração, temperatura ambiente e altitude.
Em distâncias mais curtas (inferiores a 1h30m) pode ingerir uma bebida rica em vitaminas e minerais. Se for uma prova com uma duração superior, a bebida deverá ser diferente, recomendando-se uma bebida rica em glúcidos e isotónica.
Aproveite os treinos para testar a sua tolerância a eventuais barras energéticas, aos géis e às bebidas energéticas, também para se habituar a alimentar-se enquanto corre. Neste caso, prefira soluções mais comuns para se alimentar de forma a não correr tantos riscos.
O que comer após a prova
Após uma prova, deve manter e reforçar o seu plano nutricional com o intuito de assegurar a sua recuperação.
É normal que lhe apeteça cometer excessos e afastar-se do rigor nutricional, o que é compreensível após um desafio. No entanto, lembre-se de que o programa de treino também é nutricional e se o seu objetivo for preparar-se para outros desafios competitivos, a reposição deverá ser mais rigorosa.
Se é um apaixonado por Trail e quer saber como treinar e preparar-se para uma prova de Trail Running, leia o meu outro artigo aqui.
Observações: As informações e abordagens contidas nestes artigos, não dispensam o acompanhamento por profissionais da área.