PT
|
EN

Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

ARTIGO

Porque é importante ter um seguro

Porque deve contratar seguros
Pedro Andersson
Jornalista autor da Rubrica "Contas-Poupança"
25 Janeiro, 2024

Para a maioria dos portugueses, os seguros são um mal necessário. Estou convencido de que se os seguros não fossem obrigatórios por lei, a maior parte não os subscreveria. 

É muito português confiar na sorte, acreditar que tudo vai correr bem ou que “depois logo se vê”. Como são vistos apenas como uma despesa, tenho quase a certeza de que rapidamente se tornariam apenas uma opção para os mais “prudentes”.

Para que servem os seguros?

A dificuldade em compreender a importância dos seguros está em só vermos a utilidade deles em situações muito específicas. E pode até acontecer nunca precisarmos deles. Seja com o seguro automóvel, o seguro de vida, o seguro de viagem ou mesmo o seguro de responsabilidade civil.

Por isso, muitos consideram que os seguros são “dinheiro deitado à rua”. Perante este cenário, felizmente os seguros são obrigatórios, digo eu. Caso contrário, assistiríamos a verdadeiras tragédias sociais.

Seguro Automóvel

Até 10% de desconto

A proteção e a segurança que o seu Automóvel precisa.

Aproveite o nosso desconto e comece a poupar já hoje.

Porque é que existe tanta aversão aos seguros e às seguradoras?

Ao longo do tempo, já percebi que há uma relação de amor/ódio em relação aos seguros e às seguradoras. Quando acontece um imprevisto e temos de acionar o seguro, a seguradora é logo apelidada de má pagadora. Muitos portugueses sentem-se frequentemente enganados, se as coisas não correm como se espera.

Infelizmente, chego à conclusão de que muitas vezes o problema está na falta de literacia dos portugueses em relação aos contratos que assinam. Não apenas com as seguradoras, mas também com os bancos, empresas de telecomunicações, etc.

A sociedade como a conhecemos não poderia funcionar sem os seguros. Para que serve o seguro automóvel? Imagine que numa terrível infelicidade tinha um acidente de carro e causava danos no valor de dezenas ou centenas de milhares de euros. Já imaginou o drama em que se transformava a sua vida e da sua família?

Para que serve o seguro de vida? O que aconteceria se nenhum crédito à habitação tivesse um seguro de vida e de incapacidade associado? Morrendo ou ficando incapacitado, o cliente colocava sobre os ombros da família a responsabilidade de ter de continuar a pagar a casa.

Normalmente, pensamos que as tragédias só acontecem aos outros, até que uma nos bate à porta. É aí que os seguros entram. São uma rede que podemos contratar para nos proteger dos imprevistos.

Esses imprevistos não são só acidentes. Pode precisar de vários tipos de seguros numa situação de desemprego, numa operação urgente, ou despesas grandes com o seu animal de estimação.

Ao ler esta crónica, não pense que estou a defender as seguradoras de todas as críticas. Claro que há situações em que as coisas não correm bem. Nesses casos, deve recorrer às autoridades de supervisão e até aos tribunais, se necessário. O que lhe quero dizer é que temos de começar a ter uma visão equilibrada dos seguros.

Como deve contratar um seguro?

Os seguros são necessários e são uma forma de nos protegermos contra o imprevisto e a adversidade. Se eu sofrer um incêndio em minha casa, estou a pagar a possibilidade de a reconstruir. Sem seguros, qualquer perda seria sempre total e irreversível.

Qual é então o segredo? É sabermos, enquanto consumidores, exatamente o que queremos e quanto estamos dispostos a pagar pelas coberturas que contratamos.

Infelizmente, muitos de nós assinamos tudo de cruz. Não lemos as condições da apólice, não conhecemos nem negociamos as exclusões. E quando precisamos de acionar o seguro, achamos muito estranho e injusto que a seguradora diga que aquela situação não está coberta.

Na maior parte dos casos, pela minha experiência, a seguradora tem razão. E digo isto com pena, porque defendo sempre os interesses dos consumidores.

Temos de ser nós, consumidores, a defender os nossos interesses e a saber o que queremos. Quando a situação surgir, tudo acontece então como está planeado acontecer:

  • A apólice diz quais são as coberturas e as exclusões;
  • O segurado concorda e paga o prémio correspondente.

E, se acontecer uma das coisas previstas na apólice:

  • O cliente aciona o seguro;
  • A seguradora confirma que a cobertura está abrangida;
  • A seguradora paga a respectiva indemnização ou serviço de transporte ou reparação.

Esta é a situação ideal. 

Muitas vezes o consumidor faz, por exemplo, um seguro automóvel, e supõe que tem todas as coberturas possíveis e imaginárias. Quando tem uma avaria ou acidente, o cliente descobre que afinal não tem direito a um carro de substituição, por exemplo. Isto acontece todos os dias.

Dicas para aproveitar o melhor dos seus seguros

Portanto, se me permite uns conselhos baseados em mais de 10 anos de experiência a lidar com direitos do consumidor:

  • Nós, enquanto clientes de seguros, temos de ser os primeiros a saber o que queremos. Os seguros são tremendamente úteis quando bem contratados e a preços justos e com um bom custo benefício;
  • Ao falar com um mediador de seguros ou diretamente com uma seguradora faça todas as perguntas que entender. Não pense que está tudo coberto, porque não está;
  • Pode valer a pena pagar mais 10 ou 15 euros para ter mais uma cobertura, um valor de indemnização maior ou menores franquias.

Imagine as várias (piores) situações que podem acontecer no seu caso pessoal e transporte isso para a apólice. 

Por exemplo: eu faço várias viagens de carro até ao centro do país para visitar a minha mãe e a minha sogra. Algumas das perguntas que tenho de fazer ao meu mediador antes de contratar um seguro são:

  • Se o carro avariar no sítio onde estou (a mais de 300km de minha casa), o que acontece? Trazem-me para casa? O carro vem comigo?
  • Se o vidro do pára-brisas partir na autoestrada a meio do caminho o que acontece? Pagam a totalidade da substituição ou tem algum limite?
  • E como me desloco durante os dias em que o meu carro estiver parado em caso de avaria ou acidente? Tenho um carro de substituição? Durante quanto tempo?
  • Se tiver um seguro de danos próprios e arranhar o para-choques, pagam tudo ou só pagam a partir de um determinado valor?

São apenas alguns exemplos de perguntas que deve fazer. Não há perguntas ridículas nem demasiado óbvias.

Faça de conta que está num restaurante e tem na ementa um prato que desconhece. Encomenda sem perguntar o que é? Que ingredientes leva? Os acompanhamentos estão incluídos no preço?

Encare os seguros da mesma maneira, até porque são um assunto de muito maior responsabilidade do que apenas pagar uma refeição. Há situações em que estão milhares de euros envolvidos, embora no momento em que contrata o seguro não se aperceba disso.

E se…? E se… E se…? É o truque para não ser apanhado de surpresa quando as situações acontecem.

  • Não tem de perceber o palavreado técnico dos mediadores e das seguradoras. Peça para lhe traduzirem tudo de forma a que compreenda o que está a contratar;
  • Leia os documentos que lhe entregam. Eu sei que pode parecer um pesadelo, mas é a única forma de se proteger;
  • E se não percebe o que uma coisa quer dizer, não descanse enquanto não lhe explicarem. Não é vergonha nenhuma não saber “segurês”. Não é suposto ser a nossa área.

Antes de as coisas acontecerem deve fazer as perguntas e até alterar a sua apólice se quiser melhorar, trocar ou retirar alguma cobertura. Não é depois das coisas acontecerem. Aí já é tarde demais.

Facebook
LinkedIn

O que precisa de proteger?

Simule já o seu seguro

Outros Artigos

29 Fevereiro, 2024
O Renting Automóvel compensa?
Conheça as diferenças entre leasing e renting, e quais as vantagens do renting. Saiba todo o processo de como funciona o renting automóvel.
27 Fevereiro, 2024
Documentação Digital: Guia completo
Conheça as vantagens da documentação digital, como aderir e como funciona todo o processo. Facilite a sua vida!
23 Fevereiro, 2024
Como praticar trail running sustentável?
Conheça as dicas de Armando Teixeira sobre práticas sustentáveis, minimizando o impacto ambiental.
20 Fevereiro, 2024
Obras no condomínio: Quem é responsável?
O que são consideradas as partes comuns, quais as obras que necessitam de licença da câmara, e de quem é a responsabilidade.
15 Fevereiro, 2024
Quem pode ser fiador e quais as obrigações?
Saiba o que é preciso para ser fiador, as responsabilidades e cuidados a ter, bem como as diferenças entre avalista e fiador.
12 Fevereiro, 2024
O que fazer em caso de burla?
Foi burlado? Saiba o que é considerado burla, o que fazer quando roubam dinheiro da conta, e quem deve contactar. Conheça exemplos de burlas comuns!
08 Fevereiro, 2024
Gestão de Dinheiro: Guia para Universitários
Saiba como economizar na universidade com hábitos financeiros inteligentes. Dicas para orçamentar, poupar e investir no seu futuro académico.
06 Fevereiro, 2024
Como vender um carro entre particulares?
Descubra como realizar a venda de carros entre particulares em Portugal. Dicas, documentos necessários e melhores práticas para uma transação segura.
01 Fevereiro, 2024
Qual a diferença entre padel, ténis e squash?
Conheça as principais diferenças entre padel, ténis e squash, e descubra qual destas modalidades pode proporcionar-lhe maior diversão!
30 Janeiro, 2024
Declaração do condomínio: como funciona?
Saiba o que deve conter a declaração de não dívida do condomínio, quem é o responsável e o que está abrangido na lei em Portugal.
25 Janeiro, 2024
Porque é importante ter um seguro?
Afinal para que servem os seguros e porque é importante ter um seguro? Veja a resposta a esta e mais questões no artigo de hoje de Pedro Andersson.
23 Janeiro, 2024
Qual o melhor aquecimento no padel?
Saiba como prevenir e evitar lesões no padel. Conheça os melhores exercícios de aquecimento antes de iniciar um jogo, e os tipos de lesão mais comuns.
18 Janeiro, 2024
Tem problemas de humidade e infiltrações?
Saiba como prevenir a humidade e como eliminá-la depois de instalada nas paredes ou tetos da sua habitação.
16 Janeiro, 2024
6 Dicas para começar a poupar no dia-a-dia
Aprenda a poupar dinheiro no seu dia-a-dia com as nossas 6 dicas de poupança.
11 Janeiro, 2024
Como aquecer a casa de forma barata?
Conheça as melhores opções para aquecer a casa sem gastar muito dinheiro.
09 Janeiro, 2024
Como perder o medo de andar de avião?
Saiba as causas mais comuns da aerofobia, e quais os principais sintomas. Conheça também algumas técnicas de relaxamento que o podem ajudar.
04 Janeiro, 2024
Contrato de arrendamento: o que considerar
Saiba como redigir um contrato de arrendamento habitacional, e como preencher as cláusulas de inventário e estado de conservação do imóvel.
02 Janeiro, 2024
Como proceder e evitar a aquaplanagem?
Saiba quando pode ocorrer a aquaplanagem, e o que fazer nessas situações.
28 Dezembro, 2023
Porque devo criar um negócio numa cidade pequena?
Saiba quais são os primeiros passos para abrir um negócio numa cidade pequena em Portugal, e quais os incentivos fiscais ou apoios financeiros disponíveis.
26 Dezembro, 2023
5 Documentos para comprar ou vender casa
Conheça 5 documentos obrigatório para a escritura de compra e venda de imóvel. O que deve fazer para pedi-los e qual o seu custo.
21 Dezembro, 2023
Como escolher o melhor equipamento de Padel
Saiba que vestuário e acessórios usar no padel. Conheça os 3 tipos de formas de raquete e o tipo de grip, e aprenda a escolher a melhor raquete para si!
19 Dezembro, 2023
Como ver o desgaste dos pneus e enchê-los
Sabe qual deve ser a pressão dos pneus e porque perdem ar? Neste artigo explicamos todos os cuidados a ter com os pneus.
14 Dezembro, 2023
Trail running: Qual a melhor alimentação?
Saiba o que deve comer no dia anterior a uma prova, o que comer 30 minutos antes, e o que comer durante e após a prova de trail running.
12 Dezembro, 2023
Porque devo proteger a casa durante as férias?
Saiba como proteger a sua casa, quais os melhores sistemas de segurança e tecnologias, bem como o que deve verificar antes de sair de casa.
07 Dezembro, 2023
Qual o barulho permitido nas épocas festivas?
Saiba quais os horários permitidos para fazer barulho durante o Natal e a Passagem de Ano, e com abordar os seus vizinhos se o barulho estiver a incomodar.
05 Dezembro, 2023
Como viajar em segurança com o meu cão/gato?
Conheça as leis para transportar animais no carro, qual o melhor equipamento, e como mantê-lo calmo e sem enjoar durante as viagens.
30 Novembro, 2023
Para que serve um seguro de acidentes pessoais?
Sabe o que é um seguro de acidentes pessoais, para que serve e quanto custa? Pedro Andersson esclarece todas as suas dúvidas!
28 Novembro, 2023
Devo fazer um seguro de viagem?
Saiba em que consiste o seguro de viagem, o que cobre e como funciona.
23 Novembro, 2023
Como começar um negócio com pouco dinheiro
Conheça 4 dicas para abrir o seu negócio próprio com pouco investimento e torná-lo lucrativo.
21 Novembro, 2023
Porque mudar as escovas do carro e como fazê-lo.
Saiba como escolher as melhores escovas limpa para-brisas para o seu carro, como limpá-las, e aprenda também como trocar as escovas.
16 Novembro, 2023
Quando comprar casa e como se preparar.
Saiba como se preparar financeiramente para a compra da primeira casa.
14 Novembro, 2023
Quando é a Black Friday 2023 e como funciona?
Aproveite da melhor forma as promoções nestes dias, evitando fraudes e burlas.
09 Novembro, 2023
4 Principais regras do Padel
Saiba como contar a pontuação no padel, os detalhes sobre o serviço, a resposta, e como ganhar pontos. Aventure-se neste jogo!
07 Novembro, 2023
Tudo sobre o IUC: como pagar e aumentos em 2024
Saiba tudo sobre o IUC, quando começa a pagar, como fazer o pagamento depois do prazo e saber o valor a pagar, e como obter o comprovativo.
02 Novembro, 2023
Quais os seguros para comprar habitação?
Saiba quais os seguros obrigatórios por lei na compra de habitação por capitais próprios e por crédito, e quando os deve contratar.
31 Outubro, 2023
Quando se deve fazer a inspeção do carro
Saiba quando deve fazer a primeira inspeção, o que fazer antes, como funciona, e quanto custa.
26 Outubro, 2023
Qual o melhor equipamento para trail running?
Saiba como escolher os melhor equipamento como bastões, relógios, luvas e mochila de hidratação. Prepare-se da melhor forma!
24 Outubro, 2023
Quais os selos do carro obrigatórios?
Afinal, que documentos deve ter no carro? Saiba o que mudou e que documentos deve ter sempre consigo no carro.
19 Outubro, 2023
Documento único automóvel: Alterar morada
Saiba o que diz a lei em Portugal. Quais os prazos legais, quanto custa e como pode fazê-lo.
17 Outubro, 2023
Saiba como poupar nos seus seguros
Conheça as melhores formas de poupar nos seguros da casa, automóvel ou até no seguro de vida.
12 Outubro, 2023
Porque é que devo começar a jogar padel?
Neste guia explicamos como funciona o padel e como começar a jogar. Saiba o que é preciso e comece hoje mesmo!
09 Outubro, 2023
O que é preciso para comprar casa?
Saiba como funciona a compra de uma casa, como pedir empréstimo, o que é o CPCV e o que tem de pagar no final.
04 Outubro, 2023
Negócio próprio: 5 vantagens e desvantagens
Conheça 5 vantagens e desvantagens de ter o seu próprio negócio, e quais os riscos de se tornar empreendedor.
02 Outubro, 2023
Quando devo trocar os pneus do carro?
Saiba como identificar os sinais. Não espere por um azar para saber que precisa de trocar de pneus.
27 Setembro, 2023
Como treinar e preparar-se para uma prova de trail running
Saiba como fazer um plano de treino para trail running e quais os exercícios a praticar antes da prova.
25 Setembro, 2023
Como criar hábitos de poupança em casa?
Conheça 3 dicas imperdíveis para começar a poupar na energia elétrica, água e gás!
21 Setembro, 2023
Devo comprar ou arrendar casa?
Tem dúvidas se deve comprar ou arrendar casa? Conheça as principais vantagens e desvantagens.
19 Setembro, 2023
Sabe realmente as coberturas que tem ou de que precisa?
Saiba quais os tipos de coberturas de seguros que existem e qual é a cobertura que realmente precisa.
11 Setembro, 2023
Vendeu a sua viatura e o comprador não fez o registo?
Saiba como cancelar a matrícula e evitar multas com IUC'S e portagens.
11 Setembro, 2023
O que é preciso para abrir um negócio próprio?
Saiba quais os principais critérios para abrir o próprio negócio e etapas necessárias para o desenvolver.
11 Setembro, 2023
5 medidas de prevenção de incêndios em casa
Saiba o que deve fazer em caso de incêndio em casa, e o que fazer para evitar que aconteça. Fique a par das regras de prevenção de incêndios.
11 Setembro, 2023
5 dicas para evitar uma condução perigosa
Saiba como evitar contra-ordenações graves e muito graves, e respetivas multas por condução perigosa! Conheça as nossas dicas e evite qualquer erro!
11 Setembro, 2023
5 formas de poupar combustível
Saiba como poupar combustível enquanto conduz e como a internet o pode ajudar no processo. Conheça as nossas 5 dicas e comece já hoje a poupar!
11 Setembro, 2023
Quais os apoios aos jovens na compra da primeira casa?
Conheça os apoios na compra de habitação para os jovens, como funciona o crédito habitação, vantagens dos spreads, e modalidades de prestações.
11 Setembro, 2023
Vidros escurecidos: Legislação e como fazê-lo?
Os vidros escuros no carro podem contribuir para um visual bonito e proteger do sol. No entanto, é importante conhecer as regras.
11 Setembro, 2023
Saiba como limpar os vidros do carro da melhor forma
Damos-lhe as indicações necessárias para a realização de uma limpeza eficaz que garanta a sua segurança na estrada.