Os incêndios são um problema grave e reconhecido em Portugal.
A atenção mediática centra-se nos incêndios florestais; no entanto, os incêndios urbanos são frequentes, tendo o número de ocorrências vindo a aumentar.
Do Relatório de Atividades da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), trazemos os números de ocorrências de incêndios habitacionais:
2017 | 2018 | 2019 | |
Incêndios em Habitação | 7019 | 7764 | 7888 |
É importante saber como agir para manter a sua casa segura e evitar uma catástrofe. Mesmo assim, nem a pessoa mais cuidadosa está livre de acidentes domésticos.
Queremos que continue a criar memórias felizes na sua casa. Para não pôr em risco a vida de ninguém ou danificar os seus bens, apresentamos 5 dicas de prevenção de incêndios em casa:
1 – Comprar alarmes de incêndio e extintores
Se decidir instalar um dispositivo de segurança contra incêndios, poderá evitar que um pequeno incêndio se transforme num grande.
O dispositivo disparará um alerta em caso de fumo nos locais que está a proteger. Se tal aquisição não for possível por uma questão de orçamento, considere a compra de um extintor de incêndios.
O fogo poderá ser contido se o extintor estiver à mão. Certifique-se de que o utiliza corretamente e faça uma revisão periódica.
2 – Fazer inspeções à instalação elétrica e sistema de gás
Recorra a um técnico para garantir que o sistema de gás funciona corretamente.
Se sentir o cheiro a gás, deverá fechar logo as válvulas de segurança, abrir as portas e janelas e sair de casa. Não ligue aparelhos elétricos e não faça nenhuma faísca ou chama pois poderá provocar uma explosão.
Certifique-se igualmente de que a sua instalação elétrica é moderna e suporta consumos exigentes de eletricidade. As instalações antigas são mais propícias a curto-circuitos.
3 – Evitar a sobrecarga de tomadas
Tenha atenção às extensões elétricas. Evite ligar demasiados equipamentos na mesma tomada para evitar o risco de sobrecarga e curto-circuito.
Aparelhos que produzem calor, como o micro-ondas, torradeira ou ferro de engomar, utilizam muita eletricidade. Deve escolher-se uma extensão que tenha um interruptor que permita desligar todos os equipamentos quando não estão em utilização.
Deve ter-se também atenção ao limite de carga que determinada extensão permite.
Seguro Lar
Até 10% de desconto
Garanta a proteção da sua casa com um custo mais acessível.
Aproveite o nosso desconto e comece a poupar já hoje.
4 – Não abandonar a cozinha
Muitos incêndios são causados por interrupções na cozinha.
Lembre-se de que bastam uns segundos para ter um incêndio no seu lar. Mesmo que esteja apenas a ferver massa na panela, nunca deixe a sua cozinha sem supervisão.
Evite distrações e foque-se no que está a preparar. Lembre-se: se precisa realmente de abandonar a cozinha, a forma mais sensata de agir é desligar o fogão e parar de cozinhar. Pode sempre pedir a outra pessoa que vigie a cozinha até ao seu regresso.
5 – Controlar aquecedores e velas
Não durma com aquecedores ligados.
Uma das principais causas de morte por incêndio é o aquecimento doméstico.
Mantenha os aquecedores a pelo menos um metro de distância de materiais inflamáveis, como móveis, roupas, colchões ou roupas de cama.
Não é recomendável a utilização de extensões elétricas para aquecedores. Não seque roupa em cima deles.
Não abandone velas acesas e certifique-se de que ficam bem apagadas.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que continue a desfrutar ao máximo do seu porto seguro!
No entanto, aconselhamos que reforce a proteção da sua habitação com o Caravela Lar. Este seguro disponibiliza mais de 40 vantajosas coberturas, constituindo uma peça chave no seu dia-a-dia. Nada como viver despreocupado.
“Incêndio, Queda de Raio e Explosão” é apenas uma das coberturas com que pode contar!
Oferecemos proteção extra como:
- Danos por Água, Furto ou Roubo;
- Danos em Instalações de Gás Canalizado, Riscos Elétricos;
- Atos de Vandalismo, Maliciosos ou de Sabotagem.
Tudo à distância de um clique.
Juntos em boa Companhia!