Participar um sinistro na habitação pode parecer uma tarefa complexa, mas é um passo essencial para garantir que os danos são reparados de forma adequada e rápida.
Seguro Lar
Até 10% de desconto
Garanta a proteção da sua casa com um custo mais acessível.
Aproveite o nosso desconto e comece a poupar já hoje.
Este artigo procura dar orientações sobre os procedimentos necessários para comunicar um sinistro habitação à sua companhia de seguros. Desde a identificação do tipo de sinistro até a preparação da documentação necessária e restantes etapas do processo de participação, iremos detalhar cada passo para que esteja bem informado e preparado para lidar com qualquer eventualidade na sua residência.
Como acionar o seguro multirriscos habitação?
Antes de explicarmos como fazer uma participação em caso de sinistro, deverá assegurar-se de que todos na residência estão seguros e tomar as medidas necessárias para evitar mais danos. Se necessário, ligue para o 112.
De seguida consulte o contrato/apólice do seguro para clarificar quais as coberturas, exclusões e procedimentos específicos, procurando não mexer nos vestígios do sinistro. Tenha também sempre à mão a caderneta predial da sua habitação.
Se precisar de uma intervenção urgente na sua casa, ligue para a Caravela através do número +351 211 571 982 (disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano).
Em caso de assalto, arrombamento, furto ou roubo, contacte o mais rapidamente possível as autoridades.
Como fazer uma participação de um sinistro habitação
Uma atitude calma e tranquila na hora do acidente ajuda na resolução da situação. Procure ficar calmo e seguir estes passos:
- Preencher o formulário
Preencha o formulário da participação de sinistros disponível em FORMULÁRIOS para garantir que não se esquece de nenhuma informação relevante para a regularização do sinistro.
Se o sinistro estiver enquadrado no protocolo de Danos por Água em edifícios de Regime de Propriedade Horizontal (DPA) da Associação Portuguesa de Seguradores, deverá utilizar a declaração amigável de danos por água (DADA) e assegurar que é assinada pelos 2 lesados.
- Enviar para a Caravela
Depois de preenchida a participação, utilize o FORMULÁRIO DE CONTACTO para a enviar. Tem igualmente à sua disposição para participar a Área de Cliente MyCaravela, o e-mail sinistrosnaoauto@caravelaseguros.pt, o WhatsApp (+351 965 965 313), os Agentes Caravela e as Dependências Caravela (Lisboa, Porto, Leiria e Faro).
Se está a perguntar-se quanto tempo tem para fazer a participação no seguro, saiba que deverá enviar para a Caravela no máximo até aos 8 dias seguintes ao acidente.
- Documentação
Na participação, ou ao longo da gestão do processo de sinistro, junte sempre toda a documentação que possuir e que permita acelerar a regularização do sinistro.
Esta informação poderá ser fotografias, auto de ocorrência, relatórios técnicos dos danos, orçamentos e outra informação relevante.
Peritagem do Seguro Habitação
A Caravela poderá enviar um perito para inspecionar os danos. Coopere plenamente durante a avaliação e forneça qualquer informação adicional solicitada.
Quanto tempo demora a peritagem?
O tempo que a peritagem pode levar depende de vários fatores, incluindo a complexidade do sinistro, a carga de trabalho da seguradora e a disponibilidade de peritos.
Agilizar o processo através da e-peritagem
Se tiver um sinistro em sua casa, evite deslocações e complicações optando por uma vídeo-peritagem.
O rigor é o mesmo. Se o perito, ao fazer a e-peritagem, considerar que podem haver danos não detetáveis a partir do vídeo, marca uma deslocação ao local dos danos.
Assista ao vídeo que preparámos: https://www.youtube.com/watch?v=hcgYr3mxMt4
É obrigatório ter seguro multirriscos habitação?
É obrigatória a contratação de um seguro contra incêndios (artigo 1429.º do Código Civil) em todos os edifícios em regime de propriedade horizontal. Este é normalmente integrado num seguro multirriscos que disponibiliza proteção contra vários cenários, devendo cobrir a fração autónoma e as zonas comuns proporcionais do edifício (escadas, elevadores, garagem).
O seguro de habitação é obrigatório porque um sinistro que ocorra na fração autónoma ou partes comuns pode causar danos nas outras frações e, no que diz respeito às partes comuns, tem sempre de ser dividido por todos os condóminos. Neste sentido, independentemente das condições económicas dos proprietários das frações para suportar a despesa, a mesma será salvaguardada pelo seguro de habitação.
Participar um sinistro de habitação pode parecer uma tarefa intimidante, mas seguindo os passos adequados, o processo pode ser simples e eficiente. Ao estar bem informado e preparado, poderá minimizar o stress e assegurar que a sua residência será reparada o mais rápido possível, restaurando a normalidade e a segurança do seu lar.
Se não é cliente da Caravela, é possível que esteja a perguntar-se o que abrange o seguro da casa. Poderá saber mais no seguinte artigo: o que cobre o seguro multirriscos.