A sustentabilidade está na ordem do dia. Se está consciencializado para esse tema e tenta adotar um estilo de vida ecológico nas várias áreas da sua vida, o planeta e a população agradecem-lhe.
Naturalmente, ser ambientalmente consciente também se aplica ao Trail Running. Todos podem ajustar os seus hábitos de corrida para serem mais verdes.
Já conhece o meu último desafio? Onde estive 24 horas a subir e descer a Serra da Lousã a correr, no seu trilho mais vertical? Esta foi uma ação de alerta para o corte raso de árvores na zona da Silveira — e também de angariação de fundos para reflorestar a área afetada. Conheça esta iniciativa, que uniu amigos e a comunidade do Trail Running, aqui: Ver vídeo.
Abaixo apresentamos formas através das quais podem contribuir para o meio ambiente.
Trail Running – Práticas sustentáveis:
- Mantenha os trilhos bonitos e limpos
Tenha atenção aos resíduos que gera durante as corridas ao ar livre e não polua quando não encontrar um caixote de lixo. Para corridas mais longas, considere anexar um pequeno saco de lixo ao seu cinto de corrida. Durante as provas, leve os seus géis ou outro lixo até ao posto de assistência mais próximo.
- Utilize garrafas de água reutilizáveis
Em vez de usar garrafas de água descartáveis nas suas corridas, invista num reservatório de água reutilizável, para usar durante o treino e no dia da corrida. Esta ação permite reduzir drasticamente o desperdício e a quantidade de plásticos de utilização única, ajudando a diminuir a pegada de carbono. Para além de ser uma opção mais favorável para a carteira.
Seguro Acidentes Pessoais
Desde 5,90€/mês
Com a Caravela não precisa de deixar de fazer o que mais gosta nos seus momentos de lazer.
Assistência 24 horas por dia para acidentes e imprevistos inesperados.
- Doe ou reutilize sapatilhas antigas e equipamento de trail
Um par normal de sapatos demora mais de 50 anos a decompor-se totalmente, quando enviado para os aterros. Portanto, não se desfaça do seu calçado quando ficarem gastos. Leve-os a um centro de reciclagem local ou contentor de doação de roupa. Sempre que possível, serão revendidos ou reutilizados. Se não cumprirem os requisitos mínimos, serão reciclados.
Além disso, evite deitar fora os seus dispositivos de corrida antigos, tais como relógios de corrida, monitores de atividade física e outros dispositivos tecnológicos que o acompanham nas suas corridas. Pode vender o seu equipamento antigo ou entregá-lo em eventos especiais de reciclagem.
- Privilegie eventos com compromissos de sustentabilidade
Ao escolher sua próxima prova ou desafio, prefira eventos que estejam comprometidos com a sustentabilidade ambiental, regendo-se, por exemplo, pela ação “desperdício zero”.
- Otimize a sua viagem de ida e volta
A sua próxima corrida será mais sustentável se optar por outra forma de deslocação. Corrida e impacto ambiental são termos interligados, estando ao alcance de todos gerir o impacto ambiental das corridas.
Carpooling, autocarro, bicicleta e caminhada são maneiras de viajar até aos eventos — e reduzem a sua pegada de carbono. Conduzir ou voar, por outro lado, são as formas mais prejudiciais ao ambiente.
- Compras sustentáveis
Sejamos realistas: os seus calções ou camisolas de corrida são provavelmente feitos com tecidos sintéticos, os quais não são biodegradáveis e sofrem muito desgaste — o que significa que vão acabar no aterro mais rápido do que o vestuário comum.
Para reduzir o impacto ambiental, pode optar por marcas de corrida ecológicas que tenham uma declaração clara de sustentabilidade e priorizem o uso de materiais reciclados no seu processo de fabricação. Sempre que possível, opte por roupas produzidas com materiais naturais, como lã merino.
E rentabilize. Seja adepto do Athleisure, e acrescente um toque casual de roupa desportiva ao seu look do dia a dia.
- Considere fazer plogging
O plogging é um exercício físico amigo do ambiente. Significa manter a forma física ao mesmo tempo que se torna uma referência ambiental.
A atividade consiste em correr enquanto se recolhe o lixo, contribuindo para trilhos bonitos. Basta pegar num pequeno saco e luvas na sua próxima corrida, apanhar todo o lixo que encontrar e deitá-lo no caixote do lixo mais próximo. Numa fase inicial, pode desafiar-se a recolher pelo menos um pedaço de lixo em cada corrida ou caminhada que fizer.
Zelar pelo bem-estar do nosso planeta já não é mais uma opção — é uma necessidade. As sugestões que encontrou neste artigo são uma forma de proteger as atuais e futuras gerações.
Está preparado para adotar um estilo de vida verde? Excelente. Mas antes de se fazer aos trilhos, assegure-se que está protegido.
Saiba também como treinar e preparar-se para uma prova de Trail aqui.