Com o aumento da oferta de casas para alugar em tempo de férias aumenta também a hipótese de burla.
Vamos aqui deixar alguns conselhos de como evitar e alguns exemplos de burlas com casas de férias. Descubra ainda como deve proceder em caso de burla.
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A confiança nestas coisas é fator chave! Alugar uma casa a um amigo, ou onde já tenha passado férias ou através de contactos conhecidos é uma forma de evitar burlas.
É preciso ter muito cuidado e nunca esquecer de “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”.
Como evitar burlas?
· Antes de mais a pesquisa deve ser feita em modo anónimo, deve apagar o histórico e aceitar cookies apenas em sites de confiança;
· Não partilhar dados pessoais e bancários;
· Casas com poucas fotografias, má qualidade e com informação escassa são normalmente de anúncios falsos;
· Não utilize métodos de pagamento que desconheça;
· Não clique em links desconhecidos ou descarregue ficheiros enviados por mail, mesmo que o design seja idêntico à empresa com quem tem contactado. Confirme sempre o remetente;
· Faça a reserva da casa sempre em redes fixas de internet;
· Caso seja reserva em airbnb nunca faça transferências bancárias para um nib/iban de um proprietário. A plataforma tem um sistema de pagamento independente.
Como detetar burlas?
Quando são casas muito baratas que estão bem localizadas e muito bem decoradas, peça para a visitar. Se encontrar alguma resistência, pense duas vezes antes de avançar com o aluguer.
Se existir uma grande pressão por parte de quem está a alugar para pagar o sinal porque existem outras pessoas interessadas, não ceda. Leve o tempo que precisar para tomar a decisão com confiança.
Ao fazer o pagamento do sinal para o aluguer confirme sempre o seguinte:
· Se existem anúncios semelhantes ou se há denúncia de burla sobre aquele anúncio ou anunciante;
· Peça outras fotos para além das publicadas no anúncio;
· A identidade do anunciante, confirme perfis de redes sociais, se são muito recentes. Se tem conta bancária estrangeira;
· E se tiver feito um pagamento e recebido um email ou mensagem a informar que o dinheiro não entrou? Confirme diretamente com o seu banco o destino da transferência bancária;
· Quando a casa não corresponde ao que viu anunciado pode reclamar pelo livro de reclamações.
O que fazer em caso de burla?
Se perceber que foi burlado apresente queixa denunciar às seguintes entidades:
· Polícia de Segurança Pública (PSP) ou na Guarda Nacional Republicana (GNR) da sua área de residência.
· Gabinete de Cibercrime da Procuradoria‑Geral da República – cibercrime@pgr.pt.
· Pode também dar conhecimento de burlas online ao Centro Nacional de Cibersegurança – cert@cert.pt, apesar desta comunicação não tenha valor de denúncia.
· Se o que estiver em causa foi um pagamento, comunique a burla ao seu banco.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a evitar burlas com casas de férias. Como em várias situações de segurança, a prevenção é a chave. Passe as férias com mais informação e em tranquilidade. Se precisar de apoio ou de um reforço extra no seu seguro, a Caravela Seguros está aqui para ajudar.