Não é difícil apaixonarmo-nos pela corrida nos trilhos. O desporto não implica elevados custos e proporciona vistas fantásticas. A prática consiste em correr “fora da pista”, mais especificamente nas montanhas e colinas, passando-se por rios e variadas paisagens. Correr na natureza é um passaporte para um estado de descontração que não tem explicação.
Seguro Acidentes Pessoais
Desde 5,90€/mês
Com a Caravela não precisa de deixar de fazer o que mais gosta nos seus momentos de lazer.
Assistência 24 horas por dia para acidentes e imprevistos inesperados.
Como deve imaginar, estar em contacto com o meio ambiente é muito agradável, sendo menos provável cansar-se do local onde está a correr. No entanto, a segurança na prática de trail running é fundamental para se ter uma boa performance!
Conheça as principais dicas de segurança antes de começar a correr:
- Conhecer o trajeto
É necessário ter conhecimento sobre como se guiar em trilhos porque estes podem ser irregulares, contendo pedras, raízes e declives que podem provocar quedas e lesões. Analise permanentemente o percurso. Olhe sempre para a frente, onde pisa e onde vai pisar a seguir. Proíba-se do uso do telemóvel e informe-se sobre determinados aspetos como o tipo de terreno, altimetria e meteorologia;
- Calçado apropriado
Terrenos irregulares requerem calçado com boa aderência. As sapatilhas específicas para trail possuem solas adequadas a diferentes pisos e devem ser escolhidas das condições em que vão ser utilizadas.
- Suplementos energéticos
Quem corre em montanha tem a consciência de que necessita de uma fonte de energia em função da duração da atividade. Os gastos energéticos, especialmente em percursos longos, são consideráveis e a reposição de energia é indispensável. Leve sempre barras e géis energéticos em maior quantidade do que realmente precisa, para se precaver de qualquer incidente.
- Em caso de emergência
Com certeza já se questionou o que fazer em caso de emergência nos trilhos. Afinal, estar impedido de ligar para o 112 por falta de sinal é motivo de preocupação. Saiba que existe mais do que uma opção se se encontrar nesta situação:
- Localizador de satélite que não só enviará um sinal de socorro como as suas coordenadas GPS;
- Radio pmr446 (walkie-talkie) que permitirá contactar uma equipa de apoio;
- Sinalização local (lanterna, apito, bastões, espelho, etc.) — quando o nevoeiro se instala, só o som nos pode localizar;
- Manta térmica, usada em contacto com a pele — dourado para fora se estiver frio, prateado para fora se estiver calor. Esta ajudá-lo-á a resistir e a manter a temperatura mínima de sobrevivência.
Enquanto aguarda por ajuda é sempre útil ter uma bússola ou mapa, caso deixe de conseguir aceder ao GPS. Leve igualmente pastilhas de purificação de água para a eventualidade de ter de recorrer à natureza, bem como pastilhas de reposição eletrolítica. Para completar o seu kit de sobrevivência, assegure-se de que tem consigo uma ferramenta multiusos e uma ligadura autoaderente que lhe permita imobilizar um pé ou joelho, caso seja esse o motivo da emergência.
E lembre-se, informe familiares e amigos quando sair para treinos longos na montanha. Indique o que vai fazer e com quem, e quanto tempo prevê estar nos trilhos. Avise a GNR de montanha também. Basta um telefonema pela sua segurança.
Agora já tem as noções chave de segurança e primeiros socorros em trail running. Deve levar equipamento de segurança e seguir as nossas outras recomendações para correr em segurança nos trilhos. Saiba também como treinar e preparar-se para uma prova de trail running.
Não importa o destino final. Quer seja uma corrida curta pelas montanhas ou uma longa aventura em lugares desconhecidos, os acidentes acontecem. Proteja-se nos momentos de lazer.
Observações: As informações e abordagens contidas nestes artigos, não dispensam o acompanhamento por profissionais da área.