Muitas pessoas acreditam que o sonho de ter um negócio próprio lucrativo pode apenas concretizar-se nos grandes centros urbanos e capitais. É aqui que existe uma maior concentração de população e diversas oportunidades de carreira.
Contudo, saiba que, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, cerca de 70% dos municípios em Portugal têm menos de 30.000 habitantes. É, portanto, possível criar um negócio próprio rentável e sustentável se souber que tipo de loja deve abrir e como proceder.
Continue a ler para saber como pode começar a pensar no seu negócio e até algumas ideias para negócios inovadores para cidades pequenas. Aqui poderá esclarecer as melhores práticas para gerir uma pequena empresa em Portugal.
Quais são os primeiros passos para abrir um negócio numa cidade pequena em Portugal?
1 – Análise de Mercado. Avalie se a abertura do seu negócio é viável na cidade em questão. Deve ter em conta a concorrência, necessidades e perfil da população local;
2 – Monte um plano de negócios. É crucial definir metas e objetivos, sendo que o plano deve ser conciso e de fácil leitura. Pense num nome para a sua empresa, identifique a concorrência e os produtos e serviços a serem vendidos. Faça projeções financeiras e uma análise de custos, especifique os fornecedores e considere qual a estratégia de marketing mais adequada;
3 – Procure financiamento. O seu plano de negócios está devidamente elaborado, demonstrando a viabilidade e potencial de retorno do investimento? Estará então em condições de procurar capital para lançar a sua empresa. Tem várias opções: crowdfunding, empréstimo de uma instituição bancária, microcrédito, apoios IEFP, apoios públicos e competições para start-ups (ex.: Web Summit).
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Como posso identificar o melhor nicho de mercado para a minha empresa numa cidade pequena?
Esta é uma das questões-chave com que os empreendedores se confrontam. Idealmente conseguirá encontrar uma ideia de negócio própria inovadora e de baixo investimento. Não se preocupe. Todas as cidades têm as suas necessidades e carências.
Para além disso, em lugares menos populosos, onde o espírito de comunidade é preponderante, o passa-a-palavra tem bastante expressão. Se conseguir conquistar e fidelizar clientes, estes irão não apenas utilizar o seu produto ou serviço como recomendá-lo a outras pessoas. Esta é a melhor forma de garantir que o seu negócio seja sustentável a longo prazo numa cidade pequena.
Como pode fazer uma pesquisa de mercado eficaz para o seu negócio em uma cidade pequena? Continue a ler para algumas ideias de negócios em cidades mais pequenas.
Conheça algumas ideias de negócio apropriadas para cidades pequenas:
Descubra aqui algumas ideias de negócio próprio de baixo investimento. Para um negócio próprio, estas ideias são algumas das que garantem maior procura e maior retorno. São, por isso, geralmente negócios com muito potencial.
- Serviço de creche – A procura costuma ser elevada, principalmente em bairros menores e mais afastados do centro. Uma vez que os pais precisam trabalhar e não têm opções para deixar os seus filhos em segurança, considere investir nesse segmento. Pode ser interessante para empreendedores;
- Estabelecimentos de estética e beleza – Este tipo de negócio nunca sai de moda. Considere enveredar por esse segmento, especialmente se possuir afinidade e habilidades nessa área. Áreas de especialidade comuns são: cabeleireiros, serviço de manicure e pedicure, massagem, depilação e tratamentos corporais;
- Papelaria – O serviço principal é a venda de itens de escritório, podendo existir igualmente um foco em determinadas áreas. Unindo-se outros tipos de serviço, como material infantil, atendimento informático, impressões e encadernações, a probabilidade de consolidação no mercado será superior;
- Churrasqueira – O ramo alimentar tem uma elevada procura, especialmente na proximidade de zonas residenciais. Um ambiente social acolhedor aliado a refeições saborosas tem o potencial de atrair e reter clientes.
- Turismo rural – Uma das vantagens em estar numa cidade pequena por vezes é a possibilidade de proporcionar experiências genuínas como passeios pela natureza. Pode tornar-se um guia turístico ou criar o seu alojamento local.
- Artesanato local – Crie um negócio que promova e reflita a identidade e a cultura de determinada região através da produção de produtos feitos à mão por artesãos locais. Este é um setor com potencial de crescimento que oferece artigos exclusivos sustentáveis, produzidos através de materiais naturais e reciclados. O artesanato valoriza ainda a criatividade e produção de bens duráveis e de qualidade. Um exemplo de cliente são os turistas que estão cada vez mais interessados em conhecer e adquirir produtos artesanais durante as suas viagens. O artesanato local pode incluir uma ampla variedade de itens, como cerâmica, tecelagem, latoaria, escultura, trajes regionais, bijutaria, entre outros.
- Agricultura orgânica/agroindústria – Um sistema de agricultura onde se produzem alimentos locais saudáveis e sustentáveis que serão transformados em alimentos processados como compotas, geleias, laticínios e conservas de vegetais. O objetivo é criar oportunidades de emprego e promover a sustentabilidade ao mesmo tempo que se oferece aos consumidores opções de alimentos processados que têm uma ligação direta à região. A comercialização tanto pode ser local como abrangente
Existe algum incentivo fiscal ou apoio financeiro para novos negócios em cidades pequenas?
- Capital de Risco e Business Angels (BA).
O Business Angel (BA) é um investidor individual que investe uma pequena parte da sua fortuna ou poupança. Este investimento acontece em projetos liderados por uma forte equipa de empreendedores. Os BAs investem tipicamente em startups inovadoras com potencial de crescimento acelerado;
- StartUP Europa.
A Startup Europe é uma iniciativa da Comissão Europeia. Esta liga startups de alta tecnologia, empresas em expansão, investidores, aceleradores, redes empresariais, universidades e meios de comunicação social. É apoiada por uma carteira de projetos e ações políticas financiados pela UE.
Alguns exemplos são a norma da UE para as empresas em fase de arranque, o radar da inovação e a iniciativa digital de inovação e expansão (DISC). Está plenamente alinhado com a estratégia das pequenas e médias empresas (PME) da Comissão Europeia;
- StartUP Voucher.
Tem como objetivo dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. É promovido para jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio. Estes são disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.
Fonte: https://eportugal.gov.pt/
Já está esclarecido sobre quais as melhores práticas para criar e gerir uma empresa numa cidade pequena?
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