Mark Zuckerberg anunciou recentemente que a empresa detentora do Facebook mudaria de nome, passando agora a ser denomina de “Meta”. Rapidamente se alastraram notícias falsas – as famosas fake news. Indicavam que iria mudar de nome, deixando o tradicional “Facebook” para agora passar a ser denominado “Meta”. Mas será assim?
Não. Os registos de uma marca e do nome de uma empresa são independentes entre si. O seu negócio pode estar protegido com uma marca registada, não tendo constituído empresa. Ou, inversamente, constituir uma empresa, sem que tenha registado qualquer marca.
Caravela Negócios
Temos as melhores soluções para proteger o seu património.
Concentre-se no seu negócio e deixe as preocupações do nosso lado.
Entender a diferença entre nome de empresa e marca é fácil quando olhamos para o registo.
O registo de uma empresa é promovido junto do Instituto de Registo e Notariado, ou Conservatória do Registo Comercial. O registo de uma marca é feito junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Pode saber o número de registo de uma empresa através destas entidades.
A firma é a designação que permitirá distinguir comercialmente a sua empresa das demais pessoas coletivas. A marca é o sinal de comércio que permite distinguir os produtos ou serviços que comercializa daqueles que comercializam os de outras empresas. Isto significa que a sua empresa pode ser proprietária de diversas marcas, que protegem os seus respetivos produtos ou serviços.
Vamos criar a nossa empresa, como posso escolher o nome?
Veja aqui como escolher o nome da sua empresa. Para isso, será necessário o “Certificado de Admissibilidade”.
E o que é este certificado? É a autorização da Conservatória de que aquele nome é passível de ser registado, e reserva-o para si durante 3 meses. Este é o lapso temporal que, depois de aprovado, o sócio tem para constituir a empresa.
E o que precisa para o certificado de admissibilidade?
· A identificação de um dos sócios;
· Objeto Social da empresa;
· Distrito e concelho da sede da sociedade;
· CAE principal;
· E, principalmente, qual o nome que pretende atribuir à sua empresa. É dada a hipótese de escolher 3 nomes, pela ordem decrescente de preferência.
O certificado tem um custo de 75,00€ e demora cerca de 2 semanas a ser concedido. Se tiver urgência, pagando o valor de 150€, o seu certificado pode ser aprovado no prazo de 24 horas úteis.
Por outro lado, se o nome da sua empresa não for uma preocupação, poderá sempre constituir uma empresa com uma “firma fantasia”. Pode optar por uma das que consta da lista de firmas pré-aprovadas e que podem ser consultadas em: http://bolsafirmasdenominacoes.justica.gov.pt/
E se quiser registar a sua marca?
Terá que apresentar o registo junto do instituto Nacional da Propriedade Industrial, podendo ser realizado de forma 100% online em: https://inpi.justica.gov.pt/
Para o efeito, irá necessitar da identificação da entidade que irá constar como proprietária da marca. A marca pode ser detida em nome singular ou em nome da sua empresa. Precisa ainda do âmbito de proteção da marca, ou seja, quais os serviços que se encontram relacionados e que devem ser protegidos. E, claro, o nome da marca.
Sabe quanto custa registar uma marca ou uma empresa?
Apesar de aconselhável, não é obrigatório associar uma imagem ao registo da marca, ficando assim apenas o “Nome” protegido. Contudo, fique a saber que o registo de uma marca figurativa com elementos verbais tem exatamente os mesmos custos que uma marca verbal. Este primeiro ponto significa que o design em causa deve incluir graficamente o “nome” da sua marca.
Vai abrir um negócio novo e não tem a certeza de que pode utilizar o mesmo nome? Tanto junto da Conservatória como de marca protegida.
Para que possa efetuar uma pesquisa prévia, veja o website oficial do registo comercial: https://eportugal.gov.pt/empresas/Services/Online/Pedidos.aspx?service=PNI
Aqui pode efetuar uma pesquisa direta para verificar se o nome pretendido é confundível. Pode vê-lo na base de dados do Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Se tiver dúvidas em como fazer o registo, já sabe, fale com o seu Solicitador.
Cláudio Alfaiate
Solicitador e Co-Fundador da P&A Solicitadores