Apesar de continuarem a existir pessoas que preferem o formato físico ao digital no que toca a documentação, a forma como acedemos e guardamos documentos atualmente é bastante diferente de como era no passado.
O papel deu lugar aos documentos digitais e o facilitismo e organização na gestão dos seguros aumentou significativamente, principalmente devido ao imediatismo.
Na Caravela Seguros, o cliente que recebe exclusivamente a documentação por e-mail denomina-se de “Cliente Azul”.
Neste artigo, vamos abordar alguns temas relacionados com a validade jurídica deste formato, enunciar as vantagens e explicar como pode aderir.
Vantagens da documentação digital:
- Ecológica – Protege o meio ambiente e combate o desperdício de papel e plástico dos envelopes;
- Rápida – Fim dos atrasos ou extravios da correspondência;
- Cómoda – Permite o acesso imediato à documentação, sempre que necessário.
A documentação digital de seguros é legalmente válida como a versão em papel?
Sim, qualquer documento tem uma assinatura digital que autentica os mesmos.
A migração para o digital é cada vez mais notória. Por exemplo, em 2023, o Parlamento aprovou o diploma que pôs fim à colocação do dístico do seguro no vidro do carro, bem como às respetivas multas associadas. A Carta Verde pode ser emitida e disponibilizada através de meios eletrónicos, substituindo assim o “documento em papel” (Lei nº 32/2023, de 10 de julho).
Cliente Azul
É um cliente que recebe a documentação da Caravela por via digital.
Se ainda não é um Cliente Azul, adira através da sua área de Cliente.
Como recebo notificações sobre renovações ou alterações importantes na minha apólice em formato digital?
Ao aderir à documentação digital, receberá toda a documentação dos seus seguros via e-mail. No processo de adesão, terá apenas de validar o seu endereço de e-mail e o contacto telefónico para que seja notificado sobre renovações ou alterações importantes nas suas apólices.
Por exemplo, um Cliente Azul recebe os Avisos de Pagamento por e-mail e, assim que proceda à liquidação do prémio do seguro, ser-lhe-á enviada a Carta Verde pelo mesmo canal.
Posso optar pela documentação digital para todos os tipos de seguros?
Não só pode, como estará predefinido que, ao ser um Cliente Azul, fará a gestão digital de todos os seus seguros, o que significa que não é possível gerir apenas determinadas apólices online.
Como aderir à documentação digital?
O processo de adesão é simples, podendo optar-se por um de três diferentes métodos:
- Área de Cliente (MyCaravela);
- Call Center (+351 217 958 690);
- Agente Caravela.
Convém notar que, ao se subscrever um seguro online na Caravela, ser-se-á um Cliente Azul por definição, o qual está isento dos custos de emissão da apólice.
Como é garantida a privacidade e a proteção dos meus dados na documentação digital de seguros?
A Caravela, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais, utiliza os mecanismos técnicos de segurança necessários para garantir a privacidade dos seus clientes e assegurar a mais elevada proteção dos dados pessoais recolhidos.
Adicionalmente, considera-se prioritário o cumprimento de todas as normas legais aplicáveis em matéria de privacidade e proteção de dados, bem como as alterações previstas com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados no dia 25 de maio de 2018.
Por exemplo, de forma a garantir a proteção dos dados pessoais, os clientes da Caravela Seguros são notificados por e-mail sempre que exista uma alteração do seu endereço de e-mail na base de dados da empresa.
Existem custos adicionais associados à obtenção ou gestão da documentação digital de seguros?
Não, não existe nenhum custo na gestão de seguros online. O objetivo das empresas que disponibilizam esta funcionalidade é somente agilizar processos ao diversificar as possibilidades de escolha dos clientes.
Como pedir a 2ª via da Carta Verde do seguro ou como aceder às condições gerais e particulares do seguro?
Apesar de um cliente digital receber documentos por e-mail, é possível aceder a qualquer momento a segundas vias da documentação em diversos canais online.
Se, por exemplo, precisar da segunda via da sua Carta Verde, na Caravela Seguros pode obtê-la na Área de Cliente MyCaravela em “Apólices/Documentos” ou através do nosso Assistente Virtual, disponível 24 horas no WhatsApp, Facebook Messenger e MyCaravela.
Naturalmente, caso exista algum constrangimento, terá sempre o seu agente à sua disposição, ou poderá entrar em contacto diretamente com a Caravela.
Como pode constatar, as vantagens acima enunciadas tornam a documentação digital uma opção eficiente e prática, tanto para organizações como para clientes. Para além de constituir uma opção amiga do ambiente!
Poupe e organize os seus seguros ao mesmo tempo que contribui para um mundo sustentável!
Está pronto para se tornar um Cliente Azul? Adira já na Área de Cliente MyCaravela em “A Minha Conta”/”Cliente Azul”. Registe-se com o seu número de cliente, disponível na documentação que habitualmente recebe.