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ARTIGO

O que é preciso para abrir um negócio próprio?

O que é preciso para abrir um negócio próprio (Banner)

O sonho de abrir um negócio próprio é uma característica de um empreendedor. Criar algo de raiz, chefiar e ser-se bem-sucedido é gratificante, mas exige metodologia, empenho e atenção aos pormenores. Este artigo explora os principais critérios para abrir o próprio negócio e etapas para o desenvolver, quer pretenda criar um negócio próprio na internet ou no formato tradicional.

1 – Ideia de Negócio e Pesquisa de Mercado

O ponto de partida para iniciar o seu próprio negócio/empreendimento é ter uma visão clara do que deseja realizar. Descubra as suas paixões e competências e faça uma pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade do seu negócio. Analise a concorrência, encontre oportunidades e apure as necessidades e desejos do seu público-alvo.

2 – Plano de Negócio Pormenorizado

Começar um negócio próprio implica a criação de um plano para direcionar as ações e fortalecer o negócio. Esse plano deve englobar a descrição da empresa e produtos ou serviços disponibilizados, análise do mercado, táticas de divulgação, projeções financeiras e organização estrutural.

3 – Estrutura Legal e Registos

É necessário decidir qual será a forma jurídica da sua empresa (por exemplo: sociedade unipessoal por quotas, sociedade anónima, empresário em nome individual) e fazer o seu registo nos organismos competentes, como o Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC) e o Portal da Empresa. Verifique também as licenças ou autorizações específicas que possam ser necessárias para a sua atividade.

Pretende abrir a empresa sozinho ou fazer uma sociedade? Conheça as características e implicações de cada uma das formas jurídicas here.

Se já tem estes passos definidos é o momento para pensar na constituição da empresa. Pode fazê-lo online em alguns casos. A Empresa Online permite a criação de sociedades unipessoais por quotas e anónimas, com recurso a um certificado digital, como o Cartão de Cidadão. As sociedades cujo capital seja realizado com recurso a entradas em espécie, isto é, em que as entradas dos sócios no capital social não seja efetuada em dinheiro, não podem ser constituídas através da Empresa Online.

Em alternativa a este processo digital, existem os balcões Empresa na Hora onde é possível constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima, bastando os sócios fazerem-se acompanhar de todos os documentos necessários. Por fim, temos ainda o método de constituição de empresa de forma tradicional. A criação por este método implica uma série de passos em diferentes entidades e em momentos distintos, como sendo: o pedido do Certificado de Admissibilidade, o depósito do capital social da empresa, a preparação do pacto ou ato constituivo de sociedade, a entrega da declaração de início de atividade, o registo comercial e a inscrição na Segurança Social. Para o efeito, é recomendável localizar uma Conservatória de Registo Comercial.

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4 – Financiamento

Estime os recursos financeiros necessários para iniciar e manter o seu negócio até que ele comece a ser lucrativo. Pode considerar investir capital próprio, recorrer a empréstimos bancários ou procurar investidores. Garanta que tem uma reserva financeira para lidar com imprevistos e despesas iniciais. O investimento inicial necessário para abrir um negócio próprio pode variar significativamente dependendo do tipo de negócio (por ex.: negócio online), da dimensão, da localização e de outras especificidades do empreendimento.

Pode encontrar algumas soluções de financiamento com apoio público direcionado em particular às PME, para as diversas fases da atividade e de investimento no portal do financiamento. Neste portal é disponibilizada informação sobre um variado leque de soluções, como a Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e a capitalização das empresas.

Além deste portal, existe ainda o portal da competitividade, que tem por objetivo facilitar as empresas e os empreendedores na pesquisa de apoios ao investimento para reforço da produtividade e da competitividad nacional. Permite aceder aos avisos de candidaturas e outras oportunidades de financiamento da União Europeia.

5 – Localização e Infraestrutura (se aplicável)

Se o seu negócio exigir um espaço físico, escolha uma localização estratégica, tendo em conta o perfil do público-alvo e a acessibilidade. Considere a infraestrutura necessária para o funcionamento adequado do negócio, desde a decoração à tecnologia, mas lembre-se, nem todos os negócios precisam de começar com tudo o que sonhou. A localização e a infraestrutura pode evoluir à medida do seu negócio.

6 – Equipa e Recursos Humanos

Se a sua empresa exigir a contratação de colaboradores, defina os perfis necessários e procure profissionais qualificados. Crie uma cultura organizacional harmoniosa e incentive a equipa a trabalhar em sintonia com os objetivos do negócio. Por outro lado, se a atividade começar apenas e só por si é também um bom ponto de partida pois a qualquer momento e consoante o volume de faturação, pode adicionar mais ou menos recursos humanos. Não se esqueça das implicações legais como um bom Seguro de Acidentes de Trabalho.

7 – Marketing e Promoção

É determinante elaborar uma estratégia de marketing para divulgar o seu negócio. Utilize metodologias como publicidade online (ex.: redes sociais) e offline (ex.: outdoors). Foque-se na construção da imagem da marca e na criação de valor para os seus clientes. Atualmente existem imensas soluções digitais que permitem começar a sua atividade com uma imagem gráfica e até criar brochuras e vídeos, por vezes basta apenas a imaginação e uma boa pesquisa na internet.

8 – Controlo Financeiro e Gestão

Assegure-se de que existe um controlo rigoroso das finanças do negócio atrvés do registo de todas as despesas e receitas. Utilize sistemas de gestão financeira adequados para tomar decisões informadas e identificar oportunidades de melhoria.

9 – Adaptabilidade e Inovação

O mundo dos negócios está em constante mudança. Esteja aberto a adaptar-se a novas tendências e necessidades do mercado. Inovar e atualizar constantemente os produtos, serviços e processos é essencial para se manter competitivo.

Já está esclarecido sobre o que fazer para ter um negócio próprio. É um desafio empolgante, no entanto a dedicação e o conhecimento nunca podem ser descurados. Ao seguir estes critérios e etapas, estará a aumentar as hipóteses de sucesso do seu empreendimento. Lembre-se de que cada negócio é único, pelo que é crucial estar-se preparado para enfrentar desafios específicos ao longo da jornada empreendedora. Com paixão, perseverança e planeamento adequado, poderá montar um negócio próprio lucrativo e gratificante, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Não se esqueça da Caravela quando esse momento chegar. Aconselhamos que proteja o património da sua empresa com o Caravela Negócios. Com este seguro pode concentrar-se no que importa e deixar para nós as preocupações em caso de acidente.

Destacamos algumas coberturas úteis para quando montar um negócio próprio:

  • Inundações;
  • Incêndio, Queda de Raio e Explosão;
  • Danos a Instalações de Gás Canalizado;
  • Furto ou Roubo.

Juntos em boa Companhia!

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