Conduzir um carro é um compromisso. Somos responsáveis pela nossa segurança e pela dos outros. Infelizmente, e mesmo que tenhamos cuidado na estrada, há acidentes rodoviários todos os dias.
Média global de mortos em acidentes de viação:
– Por ano: 1,35 milhões de pessoas;
– Por dia: 3700 mil pessoas;
– 1 pessoa a cada 24 segundos.
Mais 50 milhões de feridos.
Fonte: Global Road Safety Report
É nosso dever adotar uma condução defensiva para evitar fazermos parte das estatísticas. O melhor condutor não está livre de problemas e os outros podem cometer erros a qualquer altura. Mais do que denunciar condução perigosa, devemos ser um exemplo.
Com moderação e inteligência seremos capazes de prever, agir e prevenir acidentes. Sabe quais são os erros de condução mais comuns e perigosos? Neste artigo pode conhecê-los – e alguns são mesmo contra ordenações graves ou muito graves e dão direito a multa por condução perigosa.
1 – Não deve circular sem justificação na faixa do meio ou da esquerda na autoestrada
O lado esquerdo, se existirem duas vias, só deve ser utilizado para ultrapassar. O lado esquerdo e o do meio, se existirem três vias, também funcionam da mesma forma. Não são vias rápidas.
Colocar-se nas faixas da esquerda sem ultrapassar está colocar-se em risco de acidente.
Além disso, estará também a cometer uma contra ordenação muito grave e terá que pagar uma multa entre os 60€ e os 300€. São-lhe ainda retirados 4 pontos na carta de condução pela contra ordenação.
Deverá retomar sempre à faixa da direita após a ultrapassagem ou a mudança de direção.
2 – Utilizar os piscas
Sinalizar a mudança de direção com os piscas não é apenas uma questão de etiqueta. Os piscas são um dos instrumentos mais importantes do carro. Estes são uma forma de comunicar as nossas intenções aos outros condutores.
Quando os veículos à nossa volta não estão cientes das mudanças de direção, são forçados a reagir às nossas ações sem aviso prévio. Isto é muito condução perigosa e, apesar de não ter coima atribuída, constitui uma receita para acidentes.
3 – Verificar o estado dos pneus
Conduzir com a pressão correta dos pneus irá aumentar a sua segurança e a dos outros. Significa igualmente melhores consumos de combustível, melhor desempenho de condução e aumento da vida útil dos pneus.
Recomendamos a verificação dos pneus, pelo menos, uma vez por mês, bem como antes e após viagens longas. Estará assim a evitar rebentamentos e a evitar correr o risco de diminuição de aderência à estrada e aumento da distância de travagem.
Quando há acumulação de lençóis de água na via pública, há uma maior probabilidade de ocorrência de aquaplanagem. Com pneus sem a pressão correta, é causa de acidentes evitáveis.
Deverá verificar igualmente se os pneus estão a ficar carecas ou se há deformações nos mesmos. Se sim, não adie a troca.
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4 – Não desligar as luzes de estrada (máximos) após utilização
Se estiver a conduzir sozinho numa estrada escura, deverá ligar os máximos para evitar perigos rodoviários. Lembre-se, no entanto, de os desligar, se vir outro carro a aproximar-se. Além disso, nunca utilize os máximos se for atrás de outro veículo.
A regulação dos faróis do carro é de grande importância. Esta pode fazer a diferença entre ofuscar os outros condutores e iluminar a estrada de forma adequada.
Os máximos são para serem utilizados quando não se encontrem veículos a menos de 100 metros, passíveis de serem encandeados. Ligar os máximos sem se preocupar com quem circula ao seu lado é uma atitude perigosa.
5 – Evitar uma distância de segurança insuficiente
A distância de segurança é uma distância do veículo à sua frente e que lhe permite reagir e imobilizar o veículo em segurança. Esta distância existe para evitar uma colisão, ou outro acidente, no caso de qualquer acontecimento inesperado.
Há 4 tipos de condutores que não respeitam esta distância e deve conhecê-los para evitar ser um deles:
- Os agressivos: sabem não estar a cumprir a distância, mas fazem-no para intimidar o outro condutor;
- Os distraídos: podem ter noção do perigo desse comportamento, mas não estão a prestar atenção, representando portanto um risco para os outros;
- Os ignorantes: não têm efetivamente noção do perigo de não cumprir a distância de segurança;
- Os presunçosos: sabem que se trata de um comportamento errado, mas praticam uma condução imprudente e assumem que não lhes vai correr mal.
Agora sabe como evitar alguns erros de condução frequentes!
Se já estava alerta para estes perigos rodoviários e praticava uma condução segura, excelente! É um exemplo para os outros.
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Boas práticas de condução previnem acidentes, mas ninguém consegue impedir a ocorrência de sinistros. É por isso que recomendamos que assegure uma proteção completa para que viaje totalmente descansado.
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Juntos em boa Companhia!