A presente Política de Privacidade aplica-se à recolha e tratamento de dados pessoais efetuados pela
CARAVELA - Companhia de Seguros, S.A., adiante designada por CARAVELA, no âmbito da sua atividade.
A CARAVELA, enquanto responsável pelo tratamento, utiliza os mecanismos técnicos de segurança
necessários para garantir a privacidade dos seus clientes e assegurar a mais elevada proteção dos dados
pessoais recolhidos.
A CARAVELA considera prioritário o cumprimento de todas as normas legais aplicáveis em matéria de
privacidade e proteção de dados, bem como as alterações previstas com a entrada em vigor do
Regulamento Geral de Proteção de Dados no dia 25 de maio de 2018.
No cumprimento da Lei e atendendo às exigências dos seus Clientes, parceiros e colaboradores e ao valor
de uma relação de confiança com o mercado, a CARAVELA aprovou uma exigente política de proteção dos
dados pessoais
1. DADOS PESSOAIS
Por dados pessoais entende-se toda e qualquer informação, de qualquer natureza, e independentemente
do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular ou identificável.
No âmbito da sua atividade, a CARAVELA procede à recolha e tratamento de dados pessoais necessários à
prestação de serviços, e comunicação com os seus clientes
A entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados é a CARAVELA que decidirá em cada
momento todos os aspetos relacionados com a recolha e processamento de dados, tais como, quais os
dados recolhidos, quais os melhores mecanismos de recolha e processamento, e a respetiva finalidade.
A recolha de dados pessoais poderá ser efetuada diretamente pela CARAVELA, através do site ou dos seus
colaboradores, ou por intermedio de terceiros, desde que devidamente autorizados e credenciados para
o efeito e no âmbito do estritamente necessário para a prestação dos serviços, de acordo com a Política
de Privacidade da CARAVELA.
2. MOMENTO DA RECOLHA DOS DADOS
A CARAVELA procede à recolha e tratamento de dados pessoais nos momentos de simulação, submissão
de proposta, celebração do contrato de seguro, e execução deste, consoante o tipo de seguro.
3. FINALIDADES DO TRATAMENTO
Os dados pessoais recolhidos destinam-se à prestação de serviços por parte da CARAVELA, no âmbito da
sua atividade como entidade seguradora.
De uma forma geral, os dados recolhidos destinam-se a uma melhor adequação dos serviços prestados, à
organização, gestão e manutenção da rede de clientes, incluindo a prestação de informação e envio de
comunicações para efeitos de marketing direto, incluindo mensagens de SMS, emails, informações e
ofertas comerciais, relativas a novos produtos de seguros e campanhas comerciais.
Os dados pessoais recolhidos são tratados informaticamente e armazenados em bases de dados próprias
sob os mais exigentes critérios de segurança de informação.
4. CONSERVAÇÃO DOS DADOS
O tempo de conservação e armazenamento dos dados poderá variar de acordo com a finalidade para a
qual a informação é recolhida e objeto de tratamento.
Os dados serão armazenados apenas pelo período minímo necessário para as finalidades da recolha e
tratamento, findo o qual os dados serão eliminados.
Em certos casos previstos na lei a CARAVELA poderá ter de conservar os dados pessoais recolhidos por
um determinado período minímo legal.
5. ACESSO À INFORMAÇÃO
É assegurado ao titular dos dados o direito de acesso, atualização, retificação ou eliminação dos dados
pessoais.
O titular dos dados poderá a qualquer momento opor-se ou recusar o tratamento dos dados por parte da
CARAVELA, garantindo esta, para o efeito, um mecanismo de controlo da informação recolhida.
6. MEDIDAS DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO
A CARAVELA implementou rigorosas políticas e regras de segurança interna para proteção da informação
e dados pessoais dos seus clientes por parte de todos os que acedam aos dados, bem como a garantia de
proteção contra a sua perda, acesso indevido ou tratamento ilícito.
7. COMUNICAÇÃO DE DADOS A ENTIDADES TERCEIRAS
Os dados recolhidos destinam-se a ser utilizados exclusivamente pela CARAVELA.
Os dados poderão ser fornecidos a entidades terceiras subcontratadas às quais a CARAVELA como
entidade responsável pelo tratamento poderá recorrer para a prestação de serviços, de acordo com a
Política de Privacidade da CARAVELA.
Caso estas entidades devam ter acesso a dados pessoais a CARAVELA garante que as mesmas entidades
oferecem as mais elevadas garantias de segurança e proteção de dados.
Qualquer entidade subcontratada pela CARAVELA para tratamento dos dados em nome e por conta da
CARAVELA constitui-se na obrigação de adotar as medidas técnicas organizativas necessárias à proteção
de dados nos termos estabelecidos contratualmente com CARAVELA.
8. ALTERAÇÕES
A CARAVELA assegura que a informação objeto de tratamento é correta e atual, bem como garante a
adoção das medidas adequadas para que os titulares dos dados possam exercer os seus direitos conforme
previsto na Lei.
A CARAVELA reserva-se no direito de a qualquer momento proceder a alterações na presente política de
privacidade que estará sempre disponível em www.caravelaseguros.pt.
9. COOPERAÇÃO
A CARAVELA assume o compromisso de total cooperação com as entidades de controlo dos diferentes
Estados Membros da União Europeia e contribuir para uma cultura de respeito pela privacidade e
segurança dos dados.