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ACIDENTES DE TRABALHO

GUIA DO TOMADOR DE SEGURO

A Caravela – Companhia de Seguros S.A. tem como um dos seus maiores compromissos, a proteção dos seus Clientes.

As nossas equipas estão preparadas para garantir a prestação de serviço necessária na gestão da sua apólice, mas o seu contributo é fundamental.

PREVENÇÃO E SEGURANÇA DOS SEUS TRABALHADORES

Compete às entidades empregadoras garantir as condições de segurança dos seus colaboradores na execução das suas tarefas. Caso precise, a Caravela coloca-se desde já ao seu dispor para colaborar consigo na identificação de algumas medidas que reduzam o risco de acidente, podendo levar também a uma possível redução do prémio do seguro.

ATUALIZAÇÃO DAS PESSOAS SEGURAS NA APÓLICE

Contratos de Prémio Variável

Nos contratos de prémio variável, a Entidade Patronal deve assegurar o envio das folhas de retribuições dos seus trabalhadores, vulgo folhas de férias, até ao dia 15 do mês seguinte. As folhas de férias devem incluir todas as retribuições pagas aos colaboradores em regime de regularidade (salário base, subsídio de férias, subsídio de Natal, subsídio de alimentação e outras remunerações).

Os ficheiros de folhas de férias devem ter, preferencialmente, formato TXT ou EUR, por forma a permitir o seu processamento automático. O envio pode ser feito através do seu Agente de Seguros ou através da área Cliente MyCaravela, em http://cliente.caravelaseguros.pt, utilizando o seu nº de cliente, indicado no canto superior esquerdo das comunicações Caravela.

O envio dos ficheiros por estes canais permite não só validar que o ficheiro que está a ser submetido tem a estrutura correta, como também construir as folhas de remunerações com a estrutura correta, a partir de um ficheiro que já possua ou, até mesmo do ficheiro que envia para a Segurança Social, de acordo com as diretrizes da Associação Portuguesa de Seguradores.

Caso por alguma razão não consiga submeter as folhas de férias no MyCaravela ou enviar para o seu Agente, poderá, em última instância, enviar através do endereço email folhas.remuneracoes@caravelaseguros.pt.

O incumprimento no envio das folhas de férias pode determinar o agravamento do prémio de seguro, de acordo com o estabelecido no ponto 4, da Condição Especial 01, constante nas Condições Gerais da Apólice Uniforme de Acidentes de Trabalho. Saiba ainda que, sem elas, a Caravela Seguros não tem condições para fazer qualquer pagamento de salários aos seus trabalhadores, em caso de sinistro.

Contratos de Prémio Fixo

O contrato deve incluir todas as retribuições pagas aos colaboradores em regime de regularidade (salário base, subsídio férias, subsídio natal, subsídio alimentação e outras remunerações). Qualquer inclusão ou exclusão de pessoas seguras ou alteração de salários deve ser imediatamente comunicada à Caravela através de uma proposta de alteração.

ATUAÇÃO EM CASO DE SINISTRO

Saiba para onde encaminhar o sinistrado

Se a lesão do sinistro for grave, deverá encaminhá-lo para a urgência do hospital público mais próximo, para a prestação dos cuidados de saúde de emergência, indicando o nº de apólice da Caravela.

Caso a lesão não seja grave mas o sinistrado necessite de cuidados médicos imediatos, deve ligar para a Linha telefónica de Assistência em caso de Acidente de trabalho 220 141 945 (chamada para a rede fixa nacional), disponível nos dias úteis e fins de semana das 08:00h às 20:00 ou fora do horário, deve consultar a rede de assistência disponível no site www.caravelaseguros.pt.

Caso não encontre nenhuma unidade de saúde que lhe seja conveniente, não hesite em deslocar-se ao hospital público mais próximo.

MUITO IMPORTANTE: Assegure que o sinistrado se faz acompanhar da participação de sinistro, quando se deslocar à entidade clínica da rede Caravela para a qual foi encaminhado, nomeadamente quando o está a fazer nos dias seguintes ao sinistro.

conheça a nossa rede de assistência clínica

A Caravela tem à disposição dos seus sinistrados uma Rede completa de unidades de saúde, distribuídas por todo o território nacional, de elevada qualidade e com valências médicas abrangentes.

No site da Caravela apenas encontra aquelas que garantem atendimento médico permanente ou durante um período alargado.

Contudo, poderá conhecer as unidades de saúde que servem as regiões onde se situam as unidades de laboração da sua empresa, através do seu mediador ou gestor comercial.

A nossa sugestão é que, em caso de sinistro, ligue sempre para a nossa Linha telefónica de Assistência em caso de Acidente de Trabalho 220 141 945 (chamada para a rede fixa nacional), disponível nos dias úteis e fins de semana das 08:00h às 20:00h.

O nosso objetivo é garantir que o seu colaborador sinistrado se desloca para a unidade de saúde com as valências que mais se adequam à tipologia das suas lesões e poder preparar o prestador para a sua chegada.

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SAIBA COMO EFETUAR A PARTICIPAÇÃO DE SINISTRO RÁPIDA À CARAVELA

Depois de garantir os cuidados médicos imediatos aos seus colaboradores sinistrados, assegure a imediata participação de sinistro à companhia.

A participação eletrónica é obrigatória para empresas com mais de 10 trabalhadores mas dada a facilidade de preenchimento e o envio automático para a Caravela, sugerimos que seja sempre utilizada. Utilize o botão abaixo para efetuar:

Após submeter a participação eletrónica, ela é imediatamente encaminhada para a Caravela. O tomador poderá imprimir nesse momento uma cópia da participação completa e outra apenas com a informação relevante para entregar no prestador clínico.

Reforçamos que a assistência clínica ao sinistrado só será prestada sem a entrega da participação do sinistro, no dia do acidente. Se se deslocar ao prestador para o qual foi encaminhado nos dias seguintes ao sinistro, deverá fazer-se acompanhar da versão prestador da participação de sinistro.

NOTA MUITO IMPORTANTE:
Por favor, não esquecer de mencionar na participação para além dos seus contactos, o número de telemóvel e o email do seu colaborador, caso existam, para facilitar todos os contactos necessários ao longo da gestão clínica do processo.

Estamos certos de que com o seu contributo, continuaremos a ser merecedores da sua confiança na sua proteção, bem como a dos seus colaboradores.

MAIS INFORMAÇÕES

Envie-nos um e-mail através do Formulário de contacto.

Sobre assistência clínica, ligue-nos dias úteis das 08:00 às 20:00.

(chamada para a rede fixa nacional)

(chamada para a rede fixa nacional)

Sobre outras questões, ligue-nos nos dias úteis das 08:00 às 18:00.

(chamada para a rede fixa nacional)

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