O regresso às aulas é sempre um momento emocionante para as famílias, marcado pela expectativa de um novo ano letivo. É também marcado pelos preparativos necessários para garantir que as crianças tenham tudo o que precisam para um bom desempenho escolar.
Este período também pode ser desafiador para o orçamento familiar. A necessidade de adquirir materiais escolares, uniformes, livros e outros itens essenciais é grande. Isto pode impactar o orçamento no mês de setembro.
Seguro Automóvel
Até 10% de desconto
A proteção e a segurança que o seu Automóvel precisa.
Aproveite o nosso desconto e comece a poupar já hoje.
Por isso mesmo, neste artigo vamos ajudá-lo a economizar no regresso às aulas com dicas práticas de poupança. Conheça as nossas sugestões para poupar nas despesas escolares.
Faça um inventário em casa
Antes de pensar em truques para poupar no regresso às aulas, verifique o que já tem em casa. Muitos materiais escolares podem ser reutilizados de um ano para o outro. Canetas, lápis, mochilas e cadernos parcialmente usados, fazem com que evite compras desnecessárias e reduza os gastos.
Depois de fazer uma lista de material, faça então a lista de compras. Seguem algumas dicas que podem ajudar antes de comprar os materiais escolares.
Defina um orçamento para perceber quanto pode gastar
Defina um valor máximo para gastar com materiais escolares e atividades extracurriculares e mantenha-se fiel a ele. Um orçamento ajuda a evitar compras por impulso e garante que as despesas estejam dentro das suas possibilidades financeiras.
Esteja atento às promoções
Compare preços em diferentes lojas e aproveite promoções e ofertas especiais para economizar nas compras de regresso às aulas. Muitas lojas, supermercados e papelarias lançam campanhas promocionais a partir do mês de agosto.
Além das lojas físicas, compras online podem ser uma boa opção. Muitas vezes também pode encontrar promoções que sejam exclusivas online, além de a comparação de preços ser mais rápida online.
Compre em quantidade
Itens como lápis, borrachas e papel são usados ao longo do ano. Comprar estes consumíveis em maiores quantidades pode resultar em poupança. Se possível, faça compras em conjunto com outros pais para obter descontos por volume.
Considere os manuais escolares gratuitos
A plataforma MEGA atribui vouchers para levantar cadernos de atividades e livros sem custos. No final terá de devolvê-los.
Opte por materiais de segunda mão
Livros escolares e uniformes em segunda mão podem ser uma excelente estratégia para poupar no início das aulas. Por exemplo: grupos de pais que trocam ou vendem materiais usados em bom estado.
Espalhe as compras ao longo do ano
Nem tudo precisa de ser comprado de imediato. Priorize os itens essenciais para o início das aulas e adquira o restante ao longo do ano, conforme necessário. Desta forma não tem necessariamente um grande rombo no seu orçamento familiar em apenas um mês.
Opte por produtos que durem
Se os materiais tiverem boa qualidade, duram mais do que um ano escolar. Podem ser mais caros, mas como são mais duradouros, não precisarão de ser substituídos frequentemente.
Escolha material multifuncional
Procure, por exemplo, cadernos que possam ser usados para várias disciplinas para reduzir os custos.
Estas são algumas das dicas para poupar no regresso às aulas. Esperamos que este artigo o tenha esclarecido sobre como poupar dinheiro no material escolar e em tudo o que for necessário.
Gastar menos no regresso às aulas requer um planeamento cuidadoso e uma gestão eficiente dos recursos disponíveis. Com uma abordagem consciente e organizada é possível minimizar os gastos. Desta forma garante que todas as necessidades dos estudantes são atendidas sem comprometer o orçamento familiar. Este guia para poupar no regresso às aulas não alivia apenas o peso financeiro dentro deste período. Envolvendo os filhos nestas decisões, promove também um consumo mais educativo, responsável e sustentável ao longo do ano letivo.